TRAQUINA

traquinaset2014_5.jpg

Nos últimos dois anos comecei a achar que, mais tarde ou mais cedo, por ocasião de setembro, iria acabar por escrever sobre este dia. Só não desconfiava nem um bocadinho como esse dia me iria preencher o coração. Sábado foi esse dia: assistimos de bancada ao primeiro jogo do nosso traquina. À sombra de um sol abrasador, na bancada do Estádio Municipal do Vagos, e ao final de 2 semanas de várias experiências, rendi-me ao óbvio: o futebol entrou nas rotinas da família com o Traquina do FC Vaguense, Salvador Carvalho.
Eu, que passo a vida a irritar-me (desnecessariamente) com esta paixão nacional pelo futebol dei por mim rendida àquele olhar cintilante de menino a calçar as suas primeiras chuteiras a sério. A observar-lhe com detalhe os gestos, o entusiasmo e a ansiedade indisfarçável antes de entrar em campo. Qual mãe, indubitavelmente, surpreendida a ver um miúdo correr atrás da bola, como se estivesse a voar atrás de um sonho! Por vários instantes, ao longo daquela meia hora, o meu coração saltou-me do peito e foi com as nuvens sobrevoar o relvado, espantada perante a energia dos gestos daquele miúdo, a sua inquietação por todos os momentos, dentro e fora das quatro linhas,  atenta ao empenho nos passes e sorrindo com os sprints de um novato que anseia apreender tudo de uma só vez. Confesso que só não me levantei feita doida quando marcou golo porque lhe tinha prometido não dar espetáculo (e o prometido é devido). Bastou esperar que ele olhasse para nós  acenando de braços erguidos, para lhe respondermos no mesmo modo, em gesto e código (sim, estamos aqui, a ver-te, contigo, a seguir-te de perto nesta nova aprendizagem).
Setembro tem sido assim: repleto de momentos genuínos em que sentimos que o fluxo de vida deixa um rasto pronunciado de partilha.

traquinaset2014_3.jpg
Em jeito de rodapé, porque de facto o resultado foi o menos importante, o jogo terminou com um empate: Traquinas A FC Vaguense – 5 –  Traquinas Febres – 5.
traquinaset2014_2.jpg  traquinaset2014_4.jpg  traquinaset2014_6.jpg

Um pensamento em “TRAQUINA”

  1. Mas que booommm!!! Também ia adorar ter ido assistir a esse jogo!!! Mas eu podia e devia fazer espectaculo quando o traquina do Salvador marcou golo!! :-). Fico contente por ele estar a gostar… Beijinhos gds gds gostamos muito muito de todps vocês!

Deixe um comentário