POR DETRÁS DOS LÁPIS – A VIARCO

VisitaViarco_vamosla2A curiosidade era antiga e finalmente este mês de março proporcionou-se: fomos finalmente conhecer a Viarco. Vivia no meu imaginário desde que me lembro de pegar em lápis…dizem que é a única fábrica de lápis do país e, provavelmente, uma das mais versáteis a nível mundial.
Gostámos mesmo muito da visita. Recomendamos a visita!
Mesmo não estando em laboração, porque aconteceu a um sábado à tarde, é facilmente possível perceber o processo de produção, imaginar todas aquelas máquinas antigas naquele cenário que nos transporta para um ambiente de revolução industrial em ponto pequeno (toda a maquinaria é muito antiga, bem como grande parte do mobiliário  que a compõem), mas também muito mágico porque saímos de lá ainda mais apaixonados pelo trabalho que imaginamos diariamente operários, máquinas e criativos a produzir numa empresa que é centenária e que consegue, simultaneamente, estar na vanguarda dos seus produtos.
A visita começa no welcome center – na Torre da Oliva – um dos mais emblemáticos e históricos edifícios de S. João da Madeira,  um espaço onde somos muito bem recebidos e onde nos são dadas todas as informações necessárias sobre o Turismo Industrial – em S. João da Madeira e sobre os Circuitos pelo Património Industrial (que vão muito além da Viarco) e onde recebemos a nossa bata para a visita…

VisitaViarco_pequenosoperarios

Os miúdos deliraram. Queriam saber e ver tudo a funcionar e claro, mexer em tudo!
A visita divide-se em 3 grandes áreas (se não me falha a memória): 1. secção de mina; 2.secção de arredondagem; 3.secção de acabamentos (pintura, secagem, personalizações e novos produtos…) e por último na loja e espaço de exposição.
Sáo de facto incriveis os novos produtos que a Viarco está a produzir. Desde lápis com aromas de jardins de Portugal (jasmin, laranjeira…) até aos novos objetos (Art Graf, Tailor Shape e XL)  que alargam as possibilidades criativas de artistas e utilizadores como nós, curiosos!!!
Foi muito interessante partilhar com os nossos filhos que a lembrança que demos por ocasião do nosso casamento aos nossos amigos e convidados saiu daquela fábrica e ainda hoje damos por nós a utilizar: um lápis com a inscrição do nosso dia Dia do Girassol…a escrever boas memórias, com a chancela Viarco, há 11 anos!
VisitaViarco_mina
A história da Viarco – fábrica portuguesa de lápis (uma das 6 fábricas que podem integram o projeto do Turismo Industrial) – é antiga e tem início em Vila do Conde, no ano de 1907 e naquela época era conhecida como “Portugália – Fábrica Portuguesa de Lápis”. Em 1931, tem um ponto de viragem, quando Manoel Vieira Araújo, industrial experiente da chapelaria, adquire a empresa. No ano de 1936 é registada a marca que se tornaria emblemática para o país e acompanharia gerações de portugueses até aos dias de hoje – Viarco. Cinco anos depois, em 1941 a empresa muda-se para S. João da Madeira onde até hoje labora. Sempre atenta à evolução do setor a Viarco produz uma vasta gama de lápis técnicos e de uso comum, concebendo produtos específicos por encomenda. Sem descurar a parte social, a empresa associa-se frequentemente em parcerias com instituições ligadas à educação, cultura e solidariedade. Construir o Museu do Lápis e proporcionar diversos ateliês para jovens artistas em início de carreira são projetos em desenvolvimento.

VisitaViarco_arredondamento

VisitaViarco

VisitaViarco2

VisitaViarco_pinturaesecagem

VisitaViarco_produtosnovos

VisitaViarco_futuro

VisitaViarco_vamos la_

Deixe um comentário